contato@allancosta.com   |   (41) 3387-6165

Biografia

PAI DO LUCCA, PALESTRANTE, EMPRESÁRIO, EMPREENDEDOR, CONSULTOR DE NEGÓCIOS, CONSELHEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, INVESTIDOR ANJO, MENTOR DE STARTUPS, MÚSICO AMADOR E MOTOCICLISTA DE AVENTURA. ACREDITA NA CAPACIDADE DAS PESSOAS PARA PROMOVER TRANSFORMAÇÕES E QUE OS MAIORES PECADOS DAS EMPRESAS CONTEMPOR NEAS SÃO AS OBVIEDADES, A MEDIOCRIDADE E AS TARTARUGAS NAS ÁRVORES.

É difícil falar sobre si mesmo. Não por acaso, muitas vezes é mais fácil usar o escudo dos diplomas e títulos corporativos. Mas acredito que o mais interessante em qualquer ser humano está além dos “canudos” e cartões de visita com títulos imponentes. Minha história ajuda a explicar minhas crenças e o que sou. Nasci de família simples e desde cedo ouvi do meu pai que meu único caminho para “ser alguém na vida” passava pelo estudo. Levei isso a sério, e persegui obstinadamente a melhor formação que eu pudesse obter. Primeiro, acreditando que, ainda que oriundo de escola pública e tendo a possibilidade de fazer um único vestibular devido a “restrições orçamentárias”, eu conseguiria me graduar e ser a primeira pessoa da minha família a terminar uma faculdade. Aos 20 anos, saí Bacharel em Processamento de Dados da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a partir daí comecei um processo de constante ampliação das minhas referências. Passei por pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial na Faculdade Católica de Administração e Economia de Curitiba, avancei pelo MBA Executivo do IBMEC, busquei densidade no Mestrado em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas, concretizei o objetivo de morar no exterior como bolsista do Conselho Britânico cursando um segundo mestrado na Business School da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, e não descansei até me graduar pela Harvard Business School, o que ocorreu em 2010 quando concluí o Programa de Gestão Avançada da Universidade de maior prestígio no planeta. A essa educação formal, somam-se programas de aperfeiçoamento em escolas como o INSEAD, na França, a Universidade Católica de Milão, na Itália, a formação como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e, finalmente, a formação como ator cômico pela Escola do Ator Cômico do Mestre Mauro Zanata.

Bem, além de estudar desenvolvi por 20 anos uma sólida carreira executiva. Comecei “carregando computadores” até chegar à Diretoria Superintendente do SEBRAE no Paraná; atuei como Diretor Geral e Secretário de Estado da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná; desenvolvi paixão por compartilhar conhecimento e experiências como professor de programas de MBA na Fundação Getúlio Vargas, PUC-PR, IBMEC-PR e Universidade Positivo; aprendi a gostar de escrever publicando artigos em jornais, revistas, portais e conferências mundo afora; me obriguei a deixar a zona de conforto proporcionada por uma carreira estável e bem remunerada de 20 anos para perseguir outros objetivos; aceitei tentar retribuir parte  do que o Governo Britânico me  proporcionou com a oportunidade de estudar na Inglaterra assumindo a posição de Consul Honorário da Grã-Bretanha no Paraná; e fundamentalmente, aprendi a gostar da interação e do contato com outros seres humanos no processo de construção e compartilhamento de conhecimento, e encontrei nas palestras que realizo a forma de manter esta espiral de conhecimento girando de forma permanente. Nos estágios mais recentes do meu processo de evolução pessoal e profissional, comecei a colocar em prática o que ajudei a ensinar durante meus anos de Sebrae e me tornei empreendedor. Primeiro, colocando de pé um projeto há muito acalentado, me tornando palestrante profissional; depois participando como investidor-anjo em um grupo ligado à Harvard Business School; atuando como sócio-mentor-conselheiro na Supernova, aceleradora de startups Curitibana e como idealizador e sócio dos “Inspiradores”, empreendimento cujo objetivo é levar à sociedade conteúdo diferenciado baseado em seres humanos que promoveram grandes transformações, dando voz e espaço para que suas histórias sejam contadas; e finalmente, como conselheiro de empresas privadas, umas consolidadas, outras nascentes.

E como nem tudo na vida é trabalho, ainda sobra um pouco de tempo para buscar desenvolver inteligências complementares, me dedicando intensamente a hobbies como a música, que pratico como guitarrista e cantor (ou quase...) em uma banda de rock; e com o motociclismo, atividade levada muito a sério e que já me levou a profundas reflexões enquanto rodava meio mundo (por enquanto...) sobre duas rodas. Toda essa mistura de aprendizados e experiências é o que me moldou até aqui. E é daí que saem os ingredientes que procuro misturar para, de alguma forma, entregar valor e aprendizado para as plateias e públicos com os quais tenho o privilégio de interagir. Sempre de forma simples e direta; mas com consistência e densidade nos argumentos e, fundamentalmente, provocando reflexões que tenham o potencial de transformar atitudes e  comportamentos. 




  • + FOTOS PARA IMPRENSA
  • PALESTRAS
  • CONSULTORIA
  • CAPACITAÇÃO
  • BLOG DO ALLAN COSTA